Testes de Qualidade do Ar – Por quê?

A qualidade exigida do ar respirável é indicada na EN12021 e NBR 12543:2017 onde fornece informações sobre os limites seguros de gases contaminantes potenciais no ar respirável e para garantir que possíveis contaminantes estejam um nível adequado.

O ar comprimido para respiração normalmente se origina de um sistema de compressor instalado ou operando no local de uso e existem vários fatores que podem afetar a qualidade e segurança deste ar.

A entrada de ar para o compressor pode ingerir contaminação do ar de processos e gases de escape do veículo que não são removidos pela respiração padrão filtração do ar. Essa contaminação do ar pode não ser contínua, mas a poluição do suprimento de ar pode persistir por horas ou dias.

Compressores com defeito, podem produzir níveis de monóxido de carbono e dióxido de carbono. A filtragem do ar respirável tem uma vida finita e pode falhar causando altos níveis de óleo e água contaminação esteja presente no ar.

Altos níveis de água no ar respirável podem congelar dentro das válvulas de demanda causando que o suprimento de ar falhe. O odor por si só é um indicador ruim da qualidade do ar, os limites para poluição por óleo são inferiores ao nível limite de detecção que a maioria das pessoas vai notar.

Todos os empregadores têm o dever de cuidar de seus funcionários para garantir que o ar respirável se eles são fornecidos é adequado para o EPR que estão usando.

Teste de Qualidade do Ar Respirável
Teste de Qualidade do Ar Respirável

Frequência dos testes de qualidade do ar

Frequência em sistema de baixa pressão

O objetivo de testar periodicamente a qualidade do ar é garantir que as medidas de controle que você implementou estão fornecendo a qualidade do ar necessária.

Na EN12021 aconselha que as amostras sejam coletadas e analisado pelo menos a cada três meses ou mais frequentemente se houver uma mudança ou preocupações relacionadas ao processo de produção.

No documento de diretrizes de HSE Equipamentos Respiratórios no Trabalho (HSG53) afirma que deve-se basear a frequência de tais testes em uma avaliação de risco, mas, novamente, eles devem ser feitos pelo menos a cada três meses, e mais frequentemente quando a qualidade do ar não pode ser assegurada.

Para compressores móveis de ar respirável, no Reino Unido, o COSHH estipula que, o empregador deve garantir que, onde quer que um compressor esteja localizado, a qualidade do ar fornecido não seja comprometida por contaminantes próximos. Recomendamos fortemente, portanto, que para compressores móveis a qualidade do ar seja testada sempre que é movido pela primeira vez para uma nova posição ou condições de vento predominantes.

A decisão final sobre a frequência do teste é de responsabilidade do Empregador e precisa não apenas refletir a legislação local, mas também a tarefa e a frequência de uso. Deveria ser incorporado em sua avaliação de risco e atualizados regularmente para refletir os resultados de testes contínuos de ar respirável para manter um sistema de controle robusto.

Frequência em sistemas de alta pressão

Embora uma periodicidade de teste de até 3 meses possa ser adequada para sistemas de ar respirável de baixa pressão, deve-se considerar mais detalhadamente os compressores de alta pressão onde a vida útil dos elementos filtrantes é normalmente muito menor, normalmente 40 a 50 horas para um cartucho de filtro HP e isso é reduzido ainda mais em altas temperaturas ambientes.

Assim, para esses sistemas, recomendamos que sua avaliação de risco para testar os sistemas HP seja baseada na vida útil esperada do filtro e um teste de qualidade do ar deve ser concluído primeiro quando novos elementos filtrantes forem instalados e novamente quando atingirem 50% de sua vida com base nas horas de uso. Os testes subsequentes seriam então dependentes do uso com um intervalo máximo entre os testes de 3 meses.

Tire suas dúvidas

Onde posso obter meu teste de qualidade de ar respirável?

Na R2 Safety, dispomos de maquinário e pessoal técnico qualificado para realização de teste da qualidade do ar em conformidade com a NBR 12543:2017. Fale conosco agora mesmo e peça um orçamento.